Educação em tempos de pandemia

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) lançou uma série de estratégias de aprendizagem remota em tempos de pandemia com o objetivo de aumentar o engajamento dos alunos que estão em casa, nesses dias de quarentena.


O site apresenta as potencialidades e os desafios de cada estratégia e as instruções para colocá-las em prática.

Estratégias para alunos que possuem algum tipo de conectividade:

  • Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via televisão
  • Videoaulas gravadas e disponibilizadas em redes sociais
  • Aulas ao vivo e on-line transmitidas por redes sociais
  • Envio de conteúdos digitais em ferramentas on-line
  • Disponibilização de plataformas de ensino on-line
Estratégias para aprendizagem off-line (alunos que não possuem computadores, acesso a internet por nenhum tipo de dispositivo e televisão digital):

  • Transmissão de aulas em rádios comunitárias
  • Impressão de atividades em material impresso
Acesse a reportagem completa pelo link abaixo:

http://cieb.net.br/cieb-lanca-estrategias-de-aprendizagem-remota-para-secretarias-de-educacao/


O site Porvir junto ao CIEB, promoveu uma discussão com o tema "Tecnologia e Educação". Participaram do debate o secretário de educação do estado do Espírito Santo e a diretora do CIEB. O encontro promoveu reflexões sobre a organização de aulas remotas na rede pública de ensino.

Ouça o podcast "Educação Pública e coronavírus":

Listen to "Porvir/Cieb - Educação pública e coronavírus" on Spreaker.

Comentários

  1. Ótima iniciativa do CIEB, principalmente em propor "estratégias de aprendizagem off-line", pois nem todos os alunos têm acesso aos arcabouços digitais e a internet, o que a depender da estratégia de ensino adotada apenas promove o fomento das desigualdades no acesso à educação, conforme demonstra o Ministério da Educação ao afirmar que: "Além disso, o CNE autorizou os sistemas de ensino a computar atividades não presenciais para cumprimento de carga horária de acordo com deliberação própria de cada sistema. O CNE listou uma série de atividades não presenciais que podem ser utilizadas pelas redes de ensino durante a pandemia. Meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis são algumas das alternativas sugeridas. Para pensar em soluções eficientes, evitar aumento das desigualdades, da evasão e da repetência, o Conselho recomenda que as atividades sejam ofertadas, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não percam o contato com a escola e não tenham retrocessos no seu desenvolvimento".""Estamos fazendo todos os esforços no sentido de dar boas soluções ou mitigações às aflições que estão na ponta, das aflições das redes de ensino dos estados e dos municípios", disse a secretária de Educação Básica, Ilona Becskeházy"" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO-
    Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/component/content/article/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia?Itemid=164>).

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  2. Maior desafio agora está sendo as atividades remotas. Dificuldade no uso da tecnologia por desconhecimento ou falta de recursos. Ótimo trabalho, Marco. Parabéns pelo Blog.

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  3. O mundo digital já era muito usado na educação, agora é imprescindível. Ótima postagem.

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